clique aqui , o residente conta com a orientação de profissionais altamente qualificados que vão ajudá-lo durante todo o processo, além de um complexo hospitalar completo e de alto padrão, ensino integrado e multiprofissional, focado na qualidade do atendimento ao paciente. O processo seletivo Unicamp para residência médica é composto pelas 3 etapas tradicionais, provas objetiva e prática e por fim a entrevista. Ou seja, é umprograma de pós-graduaçãodestinadoa médicos que já se formarame querem se especializar. É realizada uma prova teórica, com 100 questões sobre clínica médica, cirurgia pediátrica, ginecologia e obstetrícia e medicina social.

- Ela ocupa um dos primeiros lugares no ranking de especialidades mais procuradas, principalmente por ser um pré-requisito para todas as outras residências em Cirurgia.
- A Cardiologia tem duração de 2 anos, nos quais você vai adquirir diversos conhecimentos sobre esse órgão e área de atuação, assim como as subáreas da Cardiologia, como transplantes, Cardiopatia, pós-operatório de cirurgias cardíacas, reabilitação, entre outras.
- A genética médica, por sua vez, diagnostica, trata e controla distúrbios hereditários e genéticos.
- O clínico geral é o profissional que apresenta o maior campo de oportunidades de trabalho dentro da Medicina, justamente por ser habilitado a atender pacientes em praticamente todas as situações que envolvam prevenção, promoção e cuidado em saúde.
Uma curiosidade interessante sobre esse curso é que, antigamente, ele tinha como pré-requisito a residência em Clínica médica. Porém, após uma mudança recente, a residência de Neurologia é uma especialidade de entrada direta, ou seja, logo após a formatura. Afinal, na residência médica, há o aprendizado tanto de questões clínicas quanto cirúrgicas no que se refere à Dermatologia.

Segundo Ano De Residência Em Clínica Médica
Com menos vagas que as duas anteriores, no processo de 2020, ela ofereceu somente 32 vagas , gerando uma relação de 21 candidatos por vaga. Inclusive, justamente por esse contato com a prova, é possível direcionar os candidatos com materiais exclusivos dessa instituição. Em nosso blog, você encontra um guia definitivo e um guia estatístico, que indica os conteúdos mais recorrentes na avaliação.
Sobre O Ensino Einstein
Para ser um médico especialista em Clínica Médica é preciso ter diploma de curso superior de Medicina reconhecido pelo MEC e estar inscrito no Conselho de Medicina do estado onde atua. Sempre através da assistência direta ao paciente, sob supervisão contínua de preceptores, docentes e médicos assistentes. A Fundmed está autorizada a publicar somente os cadernos de prova do último processo seletivo já encerrado. O programa tem como obrigatórios os estágios em Enfermaria, Ambulatório, Unidade Básica de Saúde, Unidade de Urgência e Emergência, Unidade de Terapia Intensiva e nas especialidades correlatas à área e que permeiam o aprendizado integral do clínico geral. O PRM em Clínica Médica objetiva o aprimoramento de competências técnico-assistenciais em diferentes níveis de atenção em saúde, fundamentando o desenvolvimento de habilidades e competências na área.
Quando o candidato é aprovado na prova do SUS – SP ele escolhe qual especialidade deseja cursar, mas participa de um “leilão” para definir em qual instituição do grupo ele vai cursar. As atividades são desenvolvidas no Serviço de Clínica Médica de internação hospitalar e ambulatorial do Hospital Casa de Saúde e do Hospital São Francisco e Centro Universitário Franciscano. Demografia Médica 2020, realizada pela Universidade de São Paulo em parceria com o CFM, as quatro especialidades mais procuradas no Brasil concentram 38% do total de especialistas. Uma vez que tenha se decidido, confira se há algum pré-requisito (além da graduação) para participar da especialização.